Menus de configuração no Painel de Administração

Oratória para empreendedores

Uma simples ideia, dependendo da sua comunicação, pode ser algo brilhante. A oratória é uma habilidade que tem tudo a ver com a arte de se comunicar bem. E ela é fundamental para o empreendedor. Na hora de falar em público, tudo comunica: a fala, os gestos, a postura, a sua imagem pessoal, as expressões faciais e, claro, o conteúdo!

Uma simples ideia, dependendo da sua comunicação, pode ser algo brilhante. A oratória para empreendedores é uma habilidade que tem tudo a ver com a arte de se comunicar bem. Na hora de falar em público, tudo comunica: a fala, os gestos, a postura, a sua imagem pessoal, as expressões faciais e, claro, o conteúdo!

Será que a sua comunicação está contribuindo para o seu sucesso?

 

  1. O que é ser um empreendedor?

Para quem olha de fora, parece que os empreendedores são aqueles caras importantes, tomadores de decisões, os ricos da turma!

Agora, se você buscar o significado de empreendedor, vai descobrir que, para além daquele que toma a iniciativa de empreender, no sentido de ter um negócio próprio, o empreendedor se trata de um indivíduo que sabe identificar as oportunidades e como transformá-las em algo lucrativo.

Como características pessoais, uma pessoa empreendedora deve ser criativa, inovadora, autêntica, estratégica e, sim, sonhadora!

E para a evolução da economia mundial, o profissional empreendedor tem grande importância! Isso porque é ele quem fomenta o desenvolvimento de novos produtos, é ele quem cria diferentes métodos de produção e, ainda, é ele quem vai explorar os mercados. Ou seja, um empreendedor não tem superpoderes, mas ele tem a capacidade de renovar e de quebrar velhos paradigmas.

Veja o Uber. Esta multinacional, que deixa os taxistas loucos, nasceu a partir de uma dificuldade, que gerou uma simples ideia (a de apertar um botão e conseguir um carro), que se transformou em algo brilhante!

Veja também o Air Bnb, que desestabilizou a rede hoteleira. E o caso dos DVDs, que ultrapassaram as fitas cassetes e, depois, perderam espaço para o Netflix (que já outro caso)! E os chefs, que “gourmetizaram” as receitas mais tradicionais, como o brigadeiro nosso de cada dia, a pipoca do lar e o queridinho cachorro-quente!

À frente dessas ideias simples tem sempre um empreendedor!

 

  1. Existem perfis de comunicação do empreendedor?

Sim!

As pessoas de comunicação agressiva normalmente se destacam para cargos de liderança e empreendedorismo. Elas têm muito foco no que querem e não têm limites para alcançar seus objetivos.

Estamos falando daquele chefe que fala alto, que ironiza, ameaça, mente, manipula, bate na mesa, impõe suas ideias, diminui sua equipe e – incrivelmente! – conquista seguidores. É que as pessoas até o seguem, mas é porque têm medo! A gente sabe que existem aquelas rodinhas de conversa no café, recheadas de críticas ao chefe (pelas costas!). Em segredo, desejam seu fracasso!

Você se identificou com isso? Então, talvez o conteúdo deste material não faça mais sentido para você a partir daqui…

Continua aí? Ufa!

Convenhamos que a comunicação agressiva não é a ideal para promover negócios saudáveis, né!? Isso vai sempre criar inimizades, espalhar energia negativa e, com o tempo, vai fazer você perder o seu público.

O ideal mesmo é você se comunicar de forma assertiva! Essa palavra ainda é pouco usada, mas é muito importante. Falando assertivamente, você se posiciona com elegância, com bom senso, com respeito aos outros e a si. A pessoa de fala assertiva usa com sabedoria as ferramentas da comunicação, como as palavras, os gestos, as expressões e a entonação da voz, tudo para atingir seus objetivos.

 

  1. Qual o diferencial da comunicação do empreendedor?

Pense em alguém que você considera empreendedor. O que ele transmite que inspira você? Confiança? Simpatia? Bom humor? Profissionalismo? Persuasão?

Se você observar os discursos mais tocantes e motivadores, vai perceber que os oradores têm uma característica em comum: eles conectam sua verdade às suas palavras! Como assim? É emocionante assistir alguém falando sobre algo em que realmente acredita. E isso é o conectar a verdade às palavras. E quando o público também acredita na ideia dele, acontece uma mágica: todos se movem para fazê-la dar certo. E o poder humano é imensurável!

Outro segredo da comunicação para os empreendedores de sucesso é saber identificar uma forma inovadora de apresentar o seu projeto. É preciso pensar sobre como despertar a atenção do público. E não estamos aqui falando em criar um megaevento, com fogos de artifício e malabaristas. São detalhes!

Veja um exemplo: digamos que você tenha uma agência de viagens e vai apresentar a um grupo de potenciais clientes o roteiro para conhecer a Itália. Que tal criar uma experiência sensorial, uma música italiana na recepção, oferecer um vinho com queijo, projetar fotos das melhores paisagens do destino … Mamma mia! Já estamos encantados antes mesmo de a apresentação começar!

Agora, é preciso dizer algo não muito bom: nem tudo são flores nesse caminho! Você, enquanto empreendedor, deve saber que vai levar muitos “nãos” antes do tão esperado “sim”. Mas tenha calma, não se deixe desanimar, mantenha o discurso otimista e aprenda a aprender com cada momento.

O empreendedor não tem apenas uma ideia empreendedora. Ele tem a mente empreendedora no dia a dia também. Ele busca diferentes soluções para cada desafio.

 

  1. Em quais situações o empreendedor depende da comunicação?

Partimos da premissa de que a comunicação está presente em 100% do nosso dia. No relacionamento com as pessoas ou naquela conversa interna com você mesmo, tem sempre uma comunicação rolando. E a comunicação em público não é diferente da nossa comunicação do dia a dia.

Mas, para o caso específico de um empreendedor, a habilidade de comunicar bem (o que chamamos de oratória) vai fazer toda a diferença na apresentação das suas ideias, quando, por exemplo, precisar engajar sua equipe, conquistar investidores e divulgar seu produto/serviço em eventos e entrevistas.

 

  1. Quando a comunicação pode prejudicar o empreendedor?

A comunicação pode sabotar o empreendedor se ele:

  •         não souber apresentar suas ideias de forma clara;

Isso acontece quando você tem uma ideia bem formada na cabeça, mas, na hora de externalizá-la, não consegue de jeito nenhum traduzir aquilo em palavras. Daí, você fala, fala, fala e as pessoas entendem nada! Nesse caso, é preciso você organizar o seu pensamento e filtrar aquilo que precisa ser dito.

  •         usar termos muito técnicos;

Falar difícil não é falar bonito, combinado? Ainda mais quando você está apresentando uma ideia nova. Tudo bem que toda área profissional tenha seus termos técnicos e uma linguagem própria, mas, na hora de falar em público, é preciso traduzir tudo isso, usar palavras que as pessoas entendam com facilidade. E, caso seja realmente necessário você usar um termo técnico, explique, ilustre, desenhe! Faça de tudo para que aquilo seja compreendido e certifique-se disso, ok!?

  •         falar muito (ou falar pouco);

Quando você fala demais, acaba transmitindo ansiedade e falta de foco. Da mesma forma, se você fala pouco, parece que falta conteúdo, denota uma fraqueza e uma insegurança nada legais. Então, o ideal é você respeitar o tempo que foi combinado e usá-lo da melhor forma! Elabore um esquema para isso, que funcionará muito bem!

Acesse o artigo: descubra a regra de ouro da comunicação assertiva.

  •         falar sem um objetivo em mente;

Quando você não sabe para aonde quer ir, acaba sendo levado pela maré. Então, sempre que for para algum evento, uma reunião ou quando tiver agendado qualquer contato profissional, tenha previamente em mente um objetivo! Pode ser fechar um negócio, mostrar a importância do seu produto, buscar parceiros ou investidores. Enfim, a sua fala deve estar direcionada para a esse foco, ok?

  •         usar palavras que não condizem com seu comportamento.

É impossível separar sua vida pessoal, da profissional, da social e da virtual. Não adianta, pois todos esses perfis formam o seu verdadeiro “eu”. Você pode até criar um personagem e sair por aí encenando, mas essa peça de teatro vai durar pouco tempo, até descobrirem a verdade. Aí, a gente entra em outro assunto, que é o que chamamos de “a crise de imagem”. Um ótimo tema, mas para outro texto.

 

  1. Como usar a comunicação para ter resultados mais positivos?

A boa comunicação é o resultado do ser como um todo. Quando você, como empreendedor, ganha os olhares do público, não faz sentido tornar-se outra pessoa. O ideal é que você busque sua essência e seja você mesmo.

A mágica é a seguinte: para ser um bom orador, pratique no dia a dia a sua oratória. Isso mesmo, pratique a postura correta no escritório, fale com clareza nas reuniões, convença as pessoas da sua família.

Uma questão que merece atenção é que os empreendedores jovens geralmente são ansiosos e querem mudanças e resultados instantâneos. Você se lembra do Mister M? É um personagem que fazia show de mágica e, logo em seguida, ele mesmo revelava os truques utilizados para iludir os nossos olhos. O Mister M ensina que, na verdade, não existe mágica. Para alcançar o seu objetivo, é preciso conhecimento, técnica e bastante treino (pratique!).

Lembre-se de que, para garantir o sucesso de uma boa comunicação, o autoconhecimento é a base. Pense: qual é a sua essência? Conheça e valorize a sua história, o que você quer, no que acredita, o que você busca, do que tem medo e por quê. Enfim, conhecer-se é o primeiro passo para superar-se.

E, para encerrarmos essa conversa boa, precisamos falar das questões técnicas que envolvem uma apresentação. Você deve analisar o perfil do público, conhecer a estrutura básica de uma apresentação, preparar-se com antecedência, buscar dados que fortaleçam sua mensagem, colocar seu produto ou serviço na realidade do público e, claro, ler mais e mais para enriquecer tanto o seu vocabulário quanto as estratégias de controle emocional.

Com o domínio sobre a sua ideia e com a apresentação pronta, é hora de praticar a oratória! Faça isso na frente do espelho mesmo, ou para os amigos, ou na frente da câmera (este é um ótimo exercício!). Assim como para todos os oradores, iniciantes ou experientes, é preciso que você pratique muito para a sua comunicação se tornar uma grande habilidade. Com o tempo e com a experiência, você vai lapidá-la para torná-la brilhante.

 

Gostou das dicas? Entre em contato para falar com nossos especialistas!

Veja também:

oratória para empreendedores

1 de setembro de 2017

0 responses on "Oratória para empreendedores"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

X