Menus de configuração no Painel de Administração

OITO MELHORES LIVROS sobre oratória: ótimas dicas para você falar melhor em público

Para fazer algo bem feito, é preciso, antes de dominar qualquer técnica, que a gente goste de verdade do que está fazendo, certo? Então, se você está em busca de livros sobre oratória, porque quer melhorar suas técnicas nesse sentido, lembre-se de fazer esta perguntinha básica a você mesmo: será eu gosto de falar em público?

Para fazer algo bem feito, é preciso, antes de dominar qualquer técnica, que a gente goste de verdade do que está fazendo, certo? Então, se você está em busca de livros sobre oratória, porque quer melhorar suas técnicas nesse sentido, lembre-se de fazer esta perguntinha básica a você mesmo: será eu gosto de falar em público?

Bem, o gostar de fazer alguma coisa pode ser desenvolvido ou adquirido. Portanto, não se preocupe se a sua resposta à questão ali de cima for negativa, ok? Se você não gosta de falar em público hoje, poderá aprender a gostar, com certeza! Agora, se você bater de antemão o martelo no sentido de que isso não é para você, não insista nesta leitura.

Mas, se você está disposto a investir suas energias nessa empreitada, vamos seguir junto com você, dando ótimas dicas de livros sobre oratória que, para além de ajudá-lo no autodesenvolvimento técnico propriamente dito, vão alimentar em você o gostinho pela coisa à medida que você for evoluindo! Então, vem com a gente!

 

OITO MELHORES LIVROS sobre oratória

 

 

#1: Como conquistar falando, de Oliveira Marques

Este livro foi apontado pela Revista Exame com um verdadeiro clássico da área, porque há décadas ele serve de referência para quem, como você, está em busca das melhores ferramentas sobre a arte de falar bem.

Ele literalmente ensina a gente a COMO conquistar uma plateia mesmo que esteja dispersa, cansada, abatida ou sonolenta (sim, isso acontece com os melhores oradores, inclusive!).

Oliveira Marques trata, orienta sobre COMO expor suas ideias de modo que essa organização sirva de suporte para você convencer o seu público.

Então, este é um dos livros sobre oratória mais importantes que você não pode deixar de ler.

 

#2: A arte de falar em público, de José Carlos Leal

Esta obra possui uma linguagem um pouco mais complexa e polida, digamos assim. O autor claramente valoriza a arte de falar bonito e este pode ser considerado o livro mais didático da nossa lista.

É importante você saber que este é também um livro bastante ligado à área do Direito; você lerá alguns exemplos de debates e defesas, algumas até polêmicas. Mas você verá também COMO fazer para superar os seus medos e conseguir o respeito da sua plateia, entenderá o porquê do insucesso (caso ele ocorra!) e onde de fato ele reside: se em você, no que você diz, no como você diz, ou se no seu público ouvinte.

José Carlos Leal explica e ensina normas e conceitos sobre como vencer essas barreiras e bloqueios, que podem, portanto, ser internos ou externos. Esta é, sem dúvida, uma ótima dica dentre os livros sobre oratória!

 

#3: O segredo das apresentações poderosas, Roberto Shinyashiki

Esta é mais uma leitura indispensável para você, que quer e precisa desenvolver habilidades para falar bem em público e, como o próprio Roberto Shinyashiki diz: vender suas ideias, seus projetos e seus produtos para qualquer público ouvinte!

Ele tem uma perspectiva bem interessante sobre a relação entre a oratória e o desenvolvimento pessoal, humano e profissional. É preciso dizer ainda que o livro é lindo, de uma qualidade ímpar e ilustrações que deixam a leitura super fluida e didática. É um verdadeiro manual para quem está atrás de técnicas para se aprimorar e traz um método elaborado pelo autor para que você alcance esse objetivo.

Shinyashiki elenca, dentro do seu método, cinco passos essenciais a serem seguidos por você: 1) planejar; 2) preparar; 3) treinar; 4) executar; e 5) aprimorar. A gente já falou aqui (em outras postagens) sobre esses passos, certo?

 

#4: A arte de argumentar, de Antonio Suarez Abreu

Este é muito indicado inclusive em cursos de oratória. Também considerado um dos clássicos da área pela Revista Exame, a obra é bem didática ao tratar da arte da argumentação.

Antonio Suarez Abreu já publicou artigos e outros livros sobre isso, então, o terreno é bem conhecido para ele, que aborda elementos considerados chave no processo de argumentação.

Você verá que essas ferramentas que ele apresenta estão ligadas intrinsecamente ao relacionamento que você vai desenvolver com o seu público e a forma como você irá gerenciar isso.

Pode até parecer profundo e complexo, mas não é! Muito pelo contrário, já que o autor é especialista no uso da linguagem como instrumento de comunicação. Então, aproveite mais este livro sobre oratória!

 

#5: Boas apresentações vendem ideias, de Carlos Alberto Debastiani

Esta é uma obra voltada aos profissionais que, assim como você, estão em busca do aprimoramento em técnicas para a excelência na condução de apresentações, inclusive abordando a produção de slides para o sucesso no processo de transmissão das suas mensagens.

Carlos Alberto Debastiani fala também do envolvimento do público para a aceitação das suas ideias; para isso, ele aborda a importância do uso adequado dos recursos audiovisuais, tão acessíveis hoje em dia e que, se bem elaborados, poderão com certeza maximizar todo o seu potencial para que você consiga vender as suas ideias.

O livro oferece dicas e dá uma verdadeira aula sobre muitos outros aspectos envolvidos na elaboração de uma apresentação, tratando desde a concepção do material que você usará (como os slides, por exemplo) ao relacionamento que você estabelecerá com o público, o que deverá ocorrer, inclusive, após a sua palestra.

Este é mais um dentre os livros sobre oratória que você precisa ler!

 

#6: Como falar corretamente e sem inibições, de Reinaldo Polito

Esta obra já foi considerada uma bíblia da oratória e é de longe o livro no gênero mais publicado no Brasil, ultrapassando inclusive a marca de cem edições, permanecendo por anos nas listas dos mais vendidos do país e chegando a ocupar o primeiro lugar em vendas. Não é pouca coisa!

Reinaldo Polito escreve sobre os padrões do falar em público que ele observou com base em sua larga experiência. Então, este é o livro sobre oratória ideal para você que quer aprender a falar em público com segurança e eficácia.

De maneira clara e bem didática, o autor ensina a COMO se apresentare sem embaraços e inibições, dando uma aula, passo a passo, sobre as técnicas que poderão fazer de você um comunicador excepcional.

 

#7: 29 minutos para falar bem em público, de Rachel Polito e Reinaldo Polito

Já ficou claro para você que falar bem em público é algo que não nasce com a gente, né? Trata-se de uma habilidade, como tantas outras, que a gente desenvolve por meio da prática, do estudo e de muita dedicação.

E essa habilidade pode ser aperfeiçoada até mesmo em apenas 29 minutos. Agora, você deve estar se perguntando sobre o porquê do número 29. A gente explica!

É porque você lerá 29 capítulos, cada um abordando uma situação diferente e trazendo no seu fechamento um resuminho, que você poderá ler em até um minuto!

Bem, é preciso dizer ainda que o Reinaldo Polito é considerado um ás em oratória! Junto com a Rachel Polito, eles reuniram, nesta obra, as técnicas consideradas por eles mais eficazes para vencer medo, timidez, gagueira etc. e tal, e melhorar de vez a sua comunicação. E não só em apresentações, mas até em rodas de conversa informal do dia a dia.

Como há várias situações, vale dizer que eles dão ótimas dicas de oratória e comunicação também com um enfoque jurídico, comentando sobre essa habilidade para os advogados que atuam dentro e fora dos tribunais. Este é um dos livros sobre oratória que vale praticamente por um curso!

 

#8: Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios, de Dale Carnegie

Há quem considere este livro como mais um clássico na área. Você verá aqui que Dale Carnegie, um grande especialista, escritor e palestrante, ficou famoso pelas ótimas ideias relacionadas às melhorias humanas.

Ele traz como diferencial um livro com uma linguagem super simples, que ele aplica com maestria para dar exemplos do cotidianos dele mesmo.

Se o seu problema é não conseguir falar em público, este é um dos livros sobre oratória mais importantes para você! Aprenda COMO ser um exímio orador e manter o seu público interessado em você e nas suas ideias com esta leitura.

Para encerrar a nossa conversa de hoje, lembre-se da importância de gostar de falar em público (principalmente em público!) para que você, aplicando tudo o que aprender com essas leituras, tenha eficácia na sua comunicação e veja o seu processo evoluindo nesse sentido. Porque, quando a gente gosta de falar em público, a gente se aproxima e se conecta com ele, passando verdade através do nosso discurso, e isso é fundamental para quem quer convencer alguém de algo.

 

Quer transformar a sua comunicação!?

Você está no lugar certo! Entre em contato com a nossa equipe para fazer uma consultoria, presencial ou on-line, com foco exclusivo no seu objetivo.

Estamos esperando por você!

 

Veja Também:

livros sobre oratória

0 responses on "OITO MELHORES LIVROS sobre oratória: ótimas dicas para você falar melhor em público"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 19 =

X