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Comunicação empresarial: as novidades que você precisa saber

Calma. Antes de falarmos sobre as novidades, precisamos alinhar alguns conceitos que estão atrelados à comunicação empresarial. Tudo bem?

Calma. Antes de falarmos sobre as novidades, precisamos alinhar alguns conceitos que estão atrelados à comunicação empresarial. Tudo bem?

 

Na Tudo Comunica acreditamos que a comunicação empresarial é um conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos, e que tudo isso é desenvolvido para que informações sejam transmitidas, reforçando, com isso, a imagem de uma organização junto aos seus públicos. Você concorda?

Nessa mesma linha de raciocínio, destacamos que esses públicos são de grande variedade, podendo ser os clientes, por exemplo, ou os empregados, as pessoas formadoras de opinião, os investidores, uma comunidade acadêmica, jornalistas, a opinião pública, enfim, todos aqueles que são de alguma forma envolvidos com a organização, os chamados stakeholders.

E, para atender a essa diversidade de público, a comunicação empresarial pode, essencialmente, ser dividida em dois tipos: na comunicação empresarial interna e na comunicação empresarial externa.

 

Comunicação empresarial interna:

É aquela que acontece basicamente entre os integrantes da organização. Ou seja, quando você está em uma reunião, ou quando manda um e-mail, também quando está ao telefone, ou pelos recados deixados em cima da mesa, por meio de documentos ou nas suas conversas de corredor. E também integram essa tipologia de comunicação os murais, os jornais de circulação interna, as TVs corporativas, intranets e por aí vai.

 

Comunicação empresarial externa:

Engloba as aparições ao público em geral. Onde? Por exemplo em TV, rádio, internet, revistas, pelas entrevistas na mídia, pelo atendimento a clientes… de um modo geral, pelo relacionamento com a comunidade interessada nas ações da empresa.

 

Esses dois tipos de comunicação empresarial, interna e externa, estão sempre (ou deveriam estar!) muito bem conectados. Afinal, é difícil separar aquilo que acontece dentro daquilo acontece fora de uma organização. Veja que não é apenas o que você quer mostrar que vai aparecer para as pessoas. Tudo o que se fala sobre a sua marca, inclusive nas vias alternativas de comunicação, também é válido. E tem muita força! Você sabe e deve concordar que os funcionários falam. Eles comentam entre si e com seus amigos, com familiares, com clientes, compartilhando as experiências que eles têm (dentro da organização) nas suas redes de relacionamento.

Desta forma, se uma empresa trabalha com ética, respeito, transparência e bom senso, o reflexo disso será comunicações empresariais interna e externa atuando muito bem conectadas na transmissão de informações, reforçando uma imagem altamente positiva aos seus públicos, tanto do dentro da organização quanto do lado de fora dela.

A informação é um bem intangível e muito valioso! Isso significa, ainda, que ela (a informação) tem dois grandes poderes em suas mãos: o de construir e o de destruir a imagem de uma organização. Se você realmente concordar com isso, entenderá por que a comunicação empresarial merece tanto cuidado!

 

Agora, se a comunicação empresarial é tão importante e merece todo o nosso cuidado, logo, esse cuidado é extensivo obrigatoriamente ao capital humano da organização. Não são as pessoas que comunicam? Então, elas são o mais valioso ativo que qualquer empresa pode ter. Certo?

 

Por conta disso é que, desde a década de 80, as empresas passaram a identificar que a qualidade de vida dos funcionários e o jeito como as informações circulam internamente têm grande impacto nos resultados (positivos ou negativos). Assim, as organizações entenderam que aquilo que acontece entre a equipe interfere diretamente no clima do ambiente, que interfere na evolução dos produtos e serviços e que, consequentemente, interfere na imagem que é reforçada da empresa para a sociedade.

E, atenção! Isso também tem relação com o retorno financeiro, porque os clientes compram sempre de marcas pelas quais eles se sentem representados. E como rola essa identificação? Pela imagem, que é reforçada através de tudo isso que falamos até agora, e que está diretamente relacionado à comunicação empresarial.

 

As novidades para a comunicação empresarial

 

Se você chegou até aqui é porque estamos de acordo sobre a importância da administração do fluxo das informações que circulam na empresa, interna e externamente, por conta de que isso também integra a composição da imagem institucional.

Bem, é por conta desses entendimentos todos que chegamos à importância do tema central desta nossa conversa: as novidades para a comunicação empresarial.

Com a evolução tecnológica, a história da comunicação empresarial mostra que as práticas, nesse sentido, têm igualmente evoluído (ufa!). E para sermos bem assertivos, você conhecerá agora as cinco principais novidades para a comunicação empresarial e as suas aplicabilidades para que surja o efeito que, com elas, se busca: a construção de uma imagem institucional tão sólida quanto positiva. Vamos lá?

 

1 Redes sociais profissionais

 

As redes sociais empresariais, como o Linkedin, por exemplo, são plataformas de interação onde é possível fortalecer o seu perfil profissional ou o da sua empresa. Como funciona? Os usuários compartilham suas experiências profissionais, claro, e também identificam oportunidades, podendo ainda encontrar novos parceiros de trabalho.

Já as redes sociais corporativas, como a Social Base, funcionam como uma intranet, ou seja, o acesso é restrito ao público interno. Esse tipo de rede social, se bem administrada enquanto rede de comunicação empresarial, acaba cumprindo muitas vezes um importante papel na gestão de pessoas, pois permite a integração entre diferentes equipes e torna o dia a dia profissional muito mais agradável.

Ainda na área da tecnologia para a comunicação empresarial, hoje em dia já é possível realizar consultas, prestar atendimentos, participar de eventos e reuniões, tudo por meio de softwares de comunicação que transmitem som e vídeo pela internet. Um bom e conhecido exemplo de uma ferramenta assim é o Skype. Mas, infelizmente, ainda dependemos da qualidade da internet para a garantia de que uma reunião, por exemplo, não trave ou que não ocorra algum ruído que prejudique a transmissão de informações.

Mesmo assim, já podemos afirmar com toda certeza que o contato institucional a distância será cada vez mais frequente nas empresas. Aproveite!

 

2 Comunicação integrada

Essa é uma prática da qual muito já se fala em livros e eventos de gestão empresarial, mas, na prática mesmo, boa parte das empresas ainda não aderiu.

No modelo antigo, mas ainda (infelizmente) em voga de comunicação empresarial, a informação é passada sempre no sentido descendente, ou seja, partindo dos chefes para os funcionários, e também horizontal, que é aquela conversa apenas entre os funcionários.

A novidade com a comunicação empresarial integrada é a promoção de trocas de informações, com o objetivo de que todos saibam mesmo o que está acontecendo e sendo decidido na empresa, para que efetivamente tenham a oportunidade de contribuir com sugestões, inclusive, para outros setores. As redes sociais, que falamos no item anterior, podem muito bem abrir esse caminho com mais facilidade. Atualize-se!

 

3 Linguagem simples

A novidade aqui acalma muita gente por aí! A regra agora é: usar uma linguagem que seja simples, clara, objetiva, natural, mas não menos correta, ok? É assim que deve ser a comunicação escrita e falada daqui para frente nas empresas. E isso é sério!

Tempo é dinheiro, então, a gente não precisa usar frases tão longas, nem palavras tão difíceis, nem um monte de arcaísmos, ou outras coisas que façam o nosso colega ir atrás de um dicionário para buscar o significado e decifrar a sua mensagem, né? O problema não está com o que se informa, mas como se informa.

O conteúdo pode ser o mesmo, mas a tendência agora é diminuir a formalidade, é deixar essa forma mais leve mesmo, clara e concisa. Com a tecnologia tomando conta do nosso dia a dia, é fato que precisamos de uma comunicação que aproxime as pessoas e não o contrário. Mas esse tom de naturalidade não tem nada a ver com descuido nas regras gramaticais e ortográficas! Aprimore-se.

 

4 Produção de conteúdo

Você já deve ter ouvido falar sobre isso. A produção de conteúdo, atualmente, é uma das grandes tendências de comunicação empresarial interna e externa. Por meio de textos, áudios ou vídeos, é possível transmitir muitas informações, contar novidades e passar orientações para seu público.

As empresas estão adotando essa estratégia para ensinar – isso mesmo! – ensinar clientes ou funcionários a buscarem por soluções de forma independente. A consequência disso? A marca se torna referência no assunto tratado!

Na verdade é o que estamos fazendo aqui neste material: compartilhando conhecimento com você.

Mas, lembre-se sempre: isso tudo tem a ver com o reforço da sua imagem. Então, procure por um bom profissional que fará todo o planejamento para que a sua produção de conteúdo alcance a excelência em resultados. Personalize-se!

 

5 Aperfeiçoamento da comunicação

É sempre possível aperfeiçoar-se. Sempre! E isso, com certeza, vale também (se não principalmente!) para a forma de se comunicar. Não é à toa que existem as consultorias e os treinamentos disponibilizados por profissionais especializados, que vão analisar, traçar estratégias de melhoria, implantar o plano traçado e avaliar os seus resultados.

Essa capacitação pode ser feita para um grupo de pessoas ou para um indivíduo que queira se expressar com mais segurança em reuniões, ter mais clareza e persuasão ao apresentar projetos, se relacionar melhor com seus colegas de trabalho e atender aos clientes com o máximo de qualidade.

É preciso superar as dificuldades tão recorrentes em se expressar, pois a falta de habilidade comunicacional implica improdutividade, perda de tempo e de dinheiro. Comunique-se bem!

 

Como tornar a comunicação empresarial mais efetiva

 

Costumamos dizer que na mudança comportamental não existe mágica. Então, por menor que seja a transformação que você precisa, ela não vai acontecer de um dia para o outro, principalmente se sua empresa tiver muitas pessoas. A solução é buscar conhecimento, fazer um planejamento e praticar até se tornar um hábito.

O primeiro passo você já deu, afinal, está buscando conhecimento ao ler este material. A partir daqui o ideal  é fazer uma lista dos problemas de comunicação na sua empresa – como a fofoca entre funcionários, tarefas que não são cumpridas por ruído na comunicação, reuniões improdutivas, falas agressivas, dificuldade em apresentar seu serviço ou produto, etc.- e, a partir desta lista, buscar as soluções para as dificuldades.

Nossa sugestão é que você conte com o auxílio de um consultor em comunicação e marketing que pode fazer uma análise mais aprofundada da comunicação na sua empresa e atuar com um planejamento estratégico.

Sobretudo, para a sua comunicação ser efetiva em qualquer situação tenha essa pergunta sempre em mente: qual o seu objetivo?

Avalie quais são as ferramentas necessárias para alcançar sua meta. Pode ser a fala, gestos, escrita, vídeo, recados, mensagens, entre outros. Depois disso finalize com o feedback, ou seja, pergunte se as pessoas compreenderam a mensagem.

Comunicar é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada sempre e essa prática só traz benefícios para suas relações pessoais e profissionais. Comece a observar as situações cotidianas, as pessoas falando, sua forma de se expressar, aproveite suas habilidades e trabalhe suas dificuldades. Assim, será possível usar a comunicação para obter resultados positivos para você e sua empresa.

 

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