Menus de configuração no Painel de Administração

Para prever uma crise de imagem você não precisa ter uma bola de cristal

 O funkeiro MC Biel, de 20 anos, anunciou pela assessoria de imprensa que vai fazer uma pausa na sua carreira artística. Dois meses atrás, o portal IG publicou uma reportagem sobre uma jornalista foi alvo de assédio sexual durante uma entrevista com o cantor. A repórter, de 21 anos, alegou que Biel afirmou, durante uma entrevista, que ela era “gostosinha” e que “a quebraria no meio”. O diálogo foi gravado em áudio e vídeo, que foram encaminhados à polícia. Depois do ocorrido, usuários também divulgaram mensagens antigas publicadas por ele no Twitter, acusando-o de machismo, racismo, transfobia e preconceito com idosos.
Na época, o cantor disse que tudo não passou de “um mal-entendido”. Também divulgou um vídeo pedindo desculpa. Biel disse que percebeu que brincou com “assuntos sérios”, que “estão na mídia”.
O prejuízo foi grande: o cantor perdeu muitos fãs, mais de R$1 milhão, sofreu rompimento de contratos, cancelamento de participação em eventos e comerciais. Afinal, quem quer associar sua marca à imagem de um rapaz considerado “mau caráter”?
Biel não é o pior dos vilões. Ele foi inconsequente e irresponsável pelas próprias palavras. Faltou aulas de conceito básico sobre o valor da mulher e a importância de respeitar as pessoas. Também não tinha noção de que a mídia tem o poder de transformar a imagem pública das pessoas – às vezes em herói, outras em vilão. Você não precisa se tornar refém disso, mas é de bom grado que se relacione bem com os jornalistas. Primando por valores básicos como ética, respeito, educação e transparência, não tem erro.
Segundo a assessoria do cantor, o plano é ‘focar nos estudos e projetos pessoais’. Sugiro que na grade curricular de Biel tenha um curso de Media Training, com foco em gerenciamento de crise.
 Para algumas pessoas a fama vem de repente, isso pode ser muito bom. Mas é fundamental estar preparado para manter essa imagem pública positiva por um longo período. O media training prepara os profissionais para concederem entrevistas, se relacionarem bem com os jornalistas e identificarem possíveis crises de imagem. Comportamento, fala, postura, conteúdo da fala, linguagem, entre outros pontos são abordados para que o porta-voz se comunique da melhor forma. Saiba mais sobre o media training no guia prático que preparamos:Como dar entrevista na TV

Por Thaiz Didoné

24 de outubro de 2016

1 responses on "Para prever uma crise de imagem você não precisa ter uma bola de cristal"

  1. É importante ter sempre presente que tudo que você fala e faz, em qualquer lugar, pode interferir na sua imagem tanto de forma positiva quanto negativa.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + quatro =

X