Menus de configuração no Painel de Administração

Cinco dicas para aprimorar a comunicação

Como vai sua comunicação? Você já parou para prestar atenção nela. Tenho certeza que estas dicas vão ajudar você a se comunicar melhor na vida pessoal e profissional.

1. Olhe para dentro

O primeiro passo para qualquer mudança é o autoconhecimento. Fazendo uma reflexão sobre sua comunicação com perguntas simples, como: falo alto, baixo ou em volume ideal? Falo muito, pouco ou o suficiente? Olho nos olhos quando converso com as pessoas? Uso os gestos para reforçar o que estou dizendo? Presto atenção quando o outro está falando ou me distraio com facilidade? Com perguntas assim você vai começar a entender seu perfil de comunicação e poderá mudar os pontos que não lhe agradam.

2. Pratique a escuta ativa

Você sabia que existe diferença entre ouvir e escutar? Neste momento você ouve todos os sons à sua volta, carros passando, telefone tocando, pássaros cantando, pessoas conversando… mas não necessariamente está prestando atenção nestes sons, assim, eles se tornam ruídos. A escuta ativa durante um diálogo consiste em observar os gestos, as expressões do rosto, o tom de voz e a postura das pessoas. Esteja inteiramente presente no assunto, sem desviar o pensamento. Desta forma suas conversas serão muito mais produtivas.

3. Exercite a empatia

A capacidade de se colocar no lugar do outro é o comportamento mais visado pelo mercado de trabalho hoje. Isso porque essa habilidade potencializa sua capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas e de entender o que seu cliente ou chefe precisa. Mas não é só nos negócios que a empatia vai beneficiar você. Quando você adota essa prática passa a entender o que o outro sente e como ele pensa a partir das experiências que viveu e, assim, encontra a melhor solução para os problemas. Já pensou o quanto essa tal de empatia pode ajudar na sua relação com familiares, parceiro e amigos?

4. Saiba apresentar você e sua empresa em 30 segundos.

No mundo dos negócios, sempre surge a oportunidade de apresentar o seu trabalho. Neste momento tão importante não pode dar o “branco” na cabeça! Tenha uma apresentação pronta em mente, com as seguintes informações: nome, profissão, cargo, empresa, serviço ou produto, tempo de mercado, localização da empresa, formas de entrar em contato.
Você pode fazer a mesma coisa com uma apresentação pessoal, falando seu nome, idade, profissão, onde nasceu, onde mora, como é sua família e o que gosta de fazer. Esse exercício proporciona o autoconhecimento, e também ajuda você a organizar o pensamento. Monte seu textinho, pratique, pratique e pratique!

5. Pratique a boa comunicação diariamente

No trabalho, com a família, com seu parceiro (a) e amigos. Saiba se posicionar de forma educada e elegante, respeitando a opinião do outro, com clareza e objetividade. Desta forma, você se transforma e os relacionamentos se fortalecem, pois são resultados de conexões positivas.

 

6 de outubro de 2016

0 responses on "Cinco dicas para aprimorar a comunicação"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − dois =

X