A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, emocionou a plateia na Convenção Democrata. Discursou com honestidade e sinceridade, se posicionou com firmeza e elegância e registrou o melhor discurso dos últimos tempos.
Os eleitores escutaram atentamente, choraram, silenciaram, aplaudiram, ovacionaram. Pergunto: quais palavras mágicas a Primeira Dama Michelle usou para alcançar tanto sucesso?
Michelle tocou a sensibilidade de cada um, com as palavras certas e levou os eleitores a sentirem o que ela sentiu. Usou o tom de voz adequado para contar sua história e emocionar. Explorou o imaginário dos ouvintes, quando os levou para dentro da casa mais importante dos Estados Unidos dizendo:
“Hoje, acordo toda manhã em uma casa que foi construída por escravos. E eu vejo minhas filhas – duas jovens negras inteligentes e lindas – brincando com o cachorro no gramado da Casa Branca.” Todos conseguiram visualizar essa cena, a grama verde, o cachorro correndo e as meninas alegres… e mais uma vez o imaginário foi explorado quando contou: “Nunca me esquecerei daquela manhã de inverno em que vi nossas meninas, com apenas 7 e 10 anos de idade, entrarem naquelas caminhonetes pretas com todos aqueles homens armados. E, diante de seus pequenos rostos colados nas janelas, a única coisa que pude pensar foi ‘O que nós fizemos?’.” “Naquele momento, me dei conta de que, durante nosso tempo na Casa Branca, seria formada a base de quem elas se tornariam. E a forma como lidaríamos com essa experiência poderia torná-las boas pessoas ou destruí-las.” Levou a plateia para a vida familiar. Mostrou-se comum, humana e simples, como eu, você e todos que estavam lá ou estão na internet vendo seu vídeo, lendo seu discurso ou assistiram na TV. Michelle revelou sentimentos, preocupações, experiências e estabeleceu uma conexão firme e de respeito com a plateia. Defendeu a importância de que o próximo presidente dos Estados Unidos seja uma pessoa exemplar como Hillary, salientou a perseverança e a seriedade da candidata e valorizou a presença feminina na presidência em uma referência à discriminação de gênero, entre tantos outros tipos de preconceitos.
Um discurso vindo do coração.
Uma grande lição de como fazer um discurso de sucesso.
0 responses on "Como fazer um discurso de sucesso?"