Menus de configuração no Painel de Administração

Maneiras de finalizar a sua apresentação de forma arrasadora

Vamos começar esse texto imaginando uma cena: você inicia sua apresentação, introduz as ideias a serem levantadas, usa toda a sua habilidade de comunicação para apresentar seu conteúdo da melhor forma e, meio sem graça, ao finaliza apresentação, diz: “Então era isso o que eu tinha pra falar”.

Vamos começar esse texto imaginando uma cena: você inicia sua apresentação, introduz as ideias a serem levantadas, usa toda a sua habilidade de comunicação para apresentar seu conteúdo da melhor forma e, meio sem graça, ao finaliza apresentação, diz: “Então era isso o que eu tinha pra falar”.

 

Frases para não dizer ao final de uma apresentação

“Espero que tenham gostado…”

“Vocês não têm noção do quanto eu estava nervoso!!”

“É isso…”

“Desculpem qualquer coisa.”

“Finalmente acabou!”

 

Isso já aconteceu com você? Meu pêsames… sua apresentação morreu no grand finale. Quando você termina uma apresentação assim está desvalorizando tudo o que foi dito, todo o seu esforço até ali. Mas o que está feito não podemos mais mudar. A boa notícia é que estamos aqui para transformar suas finalizações a partir de hoje.

Uma apresentação arrasadora precisa de dedicação em todas as suas fases, começa lá na preparação, passa pelo desenvolvimento, continua na conclusão e, até mesmo, depois de ser realizada.

Em algumas palestras que assistimos acontece de o orador iniciar sua exposição com bastante ânimo e terminar de maneira fraca, seja por desvalorizar esse momento, por achar que já fez seu trabalho, ter usado toda sua energia logo no início, ou até mesmo por medo da reação final do público. Então fique atento! Tão importante quanto iniciar bem uma apresentação é finalizá-la com maestria, afinal, grande parte da mensagem que fica marcada na memória do público está nos últimos momentos.

Para exposições formais, existem regras que devem ser respeitadas. Em um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – por exemplo, o formato padrão é dividido em 30 minutos de apresentação e 30 minutos de perguntas no final.

Neste caso específico, para finalizar a apresentação é importante fazer uma síntese sobre todos os elementos apresentados no texto do seu trabalho. Será preciso unir essas ideias e fechar os questionamentos que foram levantados na introdução. Quais problemas está destacando? Quais soluções está trazendo? As hipóteses que você levantou foram confirmadas ou derrubadas? E, muito importante, qual o seu posicionamento sobre a ideia central apresentada?

 

Clique aqui para ler mais dicas sobre apresentação de TCC.

 

Uma prática muito comum em palestras é abrir um espaço para perguntas do público. Consideramos a hora dos questionamentos um dos momentos mais importantes e produtivos da apresentação. É ali que você vai sanar dúvidas específicas, identificar se o público entendeu seu conteúdo e se conectar de verdade com as pessoas que o assistiram.

Observamos que frequentemente o público fica agoniado tentando guardar uma dúvida para o final sobre um assunto que foi abordado lá do início. E depois de tanto tempo esperando e muitos assuntos sobrepostos, o questionamento perdia sentido.  

Então, atenção para a dica esperta! Se o seu público for pequeno (até 50 pessoas), que tal organizar sua palestra para ter blocos de perguntas para cada assunto abordado? Isso mesmo! Libere para duas ou três perguntas objetivas no meio da apresentação. A cada tema abordado questione algo do tipo: “Sobre a importância de finalizar uma apresentação de forma interessante, vocês têm alguma dúvida?” Com certeza você e seu público se aproximam com essa ação e ambos vão se sentir mais confortáveis. Se a cada 20 minutos de exposição você tirar 5 para dúvidas, a palestra se torna um bate-papo altamente produtivo e interessante.

A dica anterior é válida para palestrantes que têm um bom domínio do público e conseguem controlar as perguntas. Se você prefere manter o formato mais tradicional,  aí vai uma sugestão interessante para qualquer tamanho de público: deixe as perguntas para o penúltimo momento. Deixe a regra clara: “Antes de encerrar temos tempo para algumas perguntas”. Assim, nos últimos cinco minutos retome a palavra e feche com chave de ouro. Agora vamos ver como fechar com chave de ouro.

Para finalizar com chave de ouro comece deixando claro na informação visual e verbal que você está encerrando a apresentação. Faça um resumo breve, reforçando a ideia principal. Mas você pode fazer isso com um toque de sofisticação.

 

Inspire

O grande segredo para finalizar de forma arrasadora é tocar o coração do público. Isso só acontece quando você se entrega e é verdadeiro nas palavras.

Usando bom senso e criatividade, pense em alguma forma de fazer os olhos do seu público brilharem. Conduza seus ouvintes a uma reflexão que reforçe o assunto tratado por meio de uma citação, o trecho de uma música, uma imagem inspiradora, uma lembrança física, etc.

Não olhe apenas para os números apresentados em um relatório de resultados mas, sim, desperte para o sonho de fazer a empresa crescer.

 

Call to action!

O termo em inglês também conhecido como CTA significa que em seguida você deve chamar seu público para fazer algo após a sua apresentação. Qual resultado você espera a partir desta apresentação?  Que o público tente algo novo? Coloque suas dicas em prática, faça download de algum material para se aprofundar no assunto? Abrace uma causa? Identifique essa essência e informe aos ouvintes.

Por último disponibilize-se para dúvidas individuais. Para isso é importantíssimo que no último slide seus contatos estejam disponíveis. Agora é só agradecer e curtir os aplausos. Ah! e lembre-se de manter sua energia positiva e postura confiante até o final.

 

Veja Também:

finalizar apresentação

0 responses on "Maneiras de finalizar a sua apresentação de forma arrasadora"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 13 =

X