Os consumidores estão mais exigentes com o atendimento e conscientes do valor que têm para as empresas. O bom atendimento faz o cliente comprar mais, voltar outras vezes e ainda recomendar sua empresa para outras pessoas. Como você pode ver, o atendimento que seu cliente recebe interfere diretamente no sucesso da sua empresa.
Pesquisas mostram que o Brasil ocupa a 5ª pior posição no ranking de atendimento no comércio. Outro dado surpreendente é que 68% da perda de clientes está relacionada à insatisfação com o atendimento, superando até os preços altos. A boa notícia é que o segredo para mudar esta situação está nas pessoas, que são capazes de se transformar e melhorar a cada dia.
Todo o colaborador deve estar alinhado com o DNA da organização. Saber a missão, visão e valores para representar a empresa da melhor forma. Pode um gestor amar sua empresa e se dedicar totalmente a ela, mas se o atendente não estiver com esse pensamento alinhado, a imagem da sua empresa estará comprometida.
No atendimento ao público, saber ouvir é o primeiro passo para conquistar confiança e transmitir credibilidade. É preciso conhecer bem o público da empresa para falar “a mesma língua”, considerando a cultura, preferências, idade e classe social.
A regra que se mantém em todos os atendimentos é a boa educação. Cumprimentar as pessoas, ser gentil, sorrir, olhar nos olhos, dar atenção exclusiva e sempre oferecer soluções ao cliente são atitudes que fazem a diferença.
Lembre-se: quem paga as contas da empresa e o salário dos funcionários não é o chefe e, sim, o cliente. Utilize o atendimento a seu favor, garanta uma imagem positiva e conquiste mais clientes.
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