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O poder da sua comunicação no mundo dos negócios

A comunicação é uma ferramenta poderosa e, quando utilizada de forma inteligente, pode construir uma imagem positiva e conquistar bons relacionamentos na vida pessoal e profissional. Além disso, representa uma área estratégica dentro das organizações, presente nos contatos internos e externos de uma empresa e responsável pelo fracasso ou sucesso dos projetos.
Aprendemos a nos comunicar desde muito cedo, quando ainda estamos na barriga da mãe. Quando o bebê se mexe, por exemplo, está comunicando ao mundo lá fora que está vivo. Essa comunicação acompanha nosso desenvolvimento físico e mental e podemos aprimorá-la infinitamente. Mas para se comunicar bem de verdade é preciso um esforço a mais. Nos negócios por exemplo, estamos deixando a desejar neste quesito. Pesquisas mostram que o Brasil ocupa a 5ª pior posição no ranking de atendimento no comércio. Outro dado surpreendente é que 68% da perda de clientes está relacionada à insatisfação com o atendimento, superando os preços altos. Esses problemas são resultado da falta, falha ou excesso de informação.
Existem inúmeros benefícios de uma boa comunicação empresarial, entre os principais, destaco as seguintes:
  • O clima organizacional que se torna agradável, pois os integrantes da equipe aprendem a se posicionar e a respeitar a opinião do outro;
  • A equipe passa a ter postura profissional adequada no ambiente de trabalho, com a missão, a visão e os valores da empresa bem alinhados internamente;
  • Você adquire a capacidade de mediar conflitos entre funcionários, utilizando a empatia, ou seja, sabe se colocar no lugar do outro para entender o que ele pensa e sente;
  • A comunicação informal conhecida como “fofoca” dá lugar a uma fala mais direta e objetiva entre os colegas;
  • Os processos ficam mais rápidos com reuniões rotineiras eficazes e a redução da margem de erro;
  • A comunicação também é a base do relacionamento com os consumidores. Um cliente bem atendido tende a comprar mais, se tornar fiel à marca e ainda a recomendar para outras pessoas.
É claro que hábitos da boa comunicação não são adquiridos da noite para o dia. Trata-se de um trabalho a longo prazo, em que você inicia observando sua forma de se comunicar (avaliando fala, gestos e expressões faciais), repara no que os outros fazem também, identifica os pontos que gosta e quais pretende mudar. Assim, aos poucos, no dia a dia, é possível melhorar. O interessante deste exercício é que você pode praticar todos os dias, o tempo todo, afinal nos comunicamos diariamente com diferentes pessoas.
Para aprimorar a comunicação nos negócios, também é importante capacitar as equipes de todos os setores da sua empresa, com cursos de aperfeiçoamento, como atendimento ao cliente, comunicação do líder, atendimento telefônico, treinamento para falar em público e na mídia, comunicação efetiva e assertiva, gerenciamento de crise de imagem, entre outros.
O poder da sua comunicação no mundo dos negócios é adquirir a habilidade se expressar de forma inteligente e humanizada, para transformar positivamente as relações profissionais. Agora que você conhece seu poder, já pode aprimorar e usar da melhor forma.

 

6 de outubro de 2016

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