Grandes oradores: os 5 discursos que mudaram a história

Quando falamos da oratória lembramos dos pioneiros que começaram a colocar o poder da comunicação em prática. Ao longo da história tivemos diversos grandes oradores que impactaram e que ficaram marcados com suas frases e discursos que arrastavam multidões.

Mas será que um discurso, por mais memorável que seja, pode mudar a história? As palavras certamente mobilizam as pessoas. Há ocasiões em que estão tomadas por sentimentos intensos, mas não sabem como expressá-los. Então, o discurso certo pode transformar esse bloqueio em uma ação certeira e positiva. Ou seja, um discurso pode mudar o estado de espírito de uma população, dando-lhe mais coragem ou determinação.

Confira a seguir os cinco grandes oradores que realizaram discursos que fizeram história e mudaram o caminho da civilização.

Grandes oradores: os 5 discursos que mudaram a história

01 Abraham Lincoln

Discurso: O Pronunciamento em Gettysburg (1863)

“Oitenta e sete anos atrás nossos pais construíram neste continente uma nova nação, concebida com liberdade e imbuída da proposição de que todos os homens são iguais. […]”

Foi em meio a um clima de dúvida e desânimo que abatia os Estados Unidos durante a Guerra Civil em 1983, que Abraham Lincoln foi ao campo de batalha para fazer um breve discurso em homenagem aos mortos no conflito de Gettysburg. Segundo a lenda popular, Lincoln escreveu esse discurso a bordo do trem que partiu de Washington, DC. Ao que consta, Lincoln achou que seu discurso foi um fracasso, e não foi o único a ter essa opinião. Um repórter do The Times observou: “A cerimônia foi ridícula devido a alguns chistes infelizes do pobre presidente Lincoln”. Lincoln e o repórter, porém, estavam equivocados. Obra-prima de oratória, este discurso de Lincoln continua sendo um dos mais citados da história e muitas vezes considerado, com a Constituição, um documento definidor dos Estados Unidos.

02 Mahatma Gandhi

Discurso: Não há salvação para a Índia (1916)

“Eu quero pensar em voz alta esta noite. Não quero fazer um discurso e, se vocês acharem que estou falando sem reserva, por favor, considerem que estão apenas partilhando os pensamentos de um homem que se permite pensar em voz alta, e, se acharem que estou transgredindo os limites da polidez, me perdoem pela liberdade que porventura eu esteja tomando. […]”

Quando Gandhi fez este discurso, o nacionalismo indiano estava ganhando impulso crescente. Ele concordava que a independência era desejável, mas sua tática para conquistá-la era revolucionária. Para ganhar uma independência real, ele argumentava que seu país teria de se mostrar merecedor. Ou seja, em vez de dirigir seu foco para os suseranos britânicos, Gandhi enfocou a própria Índia. Sua estratégia inédita e ousada para a obtenção da independência, porém, se disseminou. Na década de 1920, Gandhi já era uma espécie de santo vivo na Índia. Em 1947, após décadas de luta, os britânicos finalmente tiveram de abrir mão de seu domínio. Gandhi, com sua missão cumprida, foi assassinado no ano seguinte.

03 Martin Luther King Jr.

Discurso: Eu tenho um sonho (1963)

“[…] Eu tenho um sonho de que um dia esta nação irá se levantar e viver de acordo com o verdadeiro sentido de sua crença: “Consideramos essas verdades evidentes, que todos os homens são criados iguais”. Eu tenho um sonho de que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos serão capazes de se sentar juntos à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho de que um dia até o estado do Mississippi, um estado abafado pelo calor da injustiça, abafado pelo calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos pequenos um dia viverão em uma nação na qual não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter. […]”

O discurso de Luther King foi um marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Suas palavras ardentes, que misturavam argumentos intelectuais, retórica bíblica e estímulo patriota, deram novo alento aos defensores da igualdade racial. Graças a seu discurso, os políticos em Washington passaram a dar atenção à causa negra. Em 1964, o governo dos Estados Unidos finalmente aprovou a Lei de Direitos Civis selando o término oficial da segregação. Um ano depois, a Lei sobre o Direito ao Voto acabou com a proibição de os afro-americanos votarem.

04 Nelson Mandela  

Discurso: Que reine a liberdade (1994)

“[…] Entendemos, porém, que não há caminho fácil para a liberdade. Sabemos bem que nenhum de nós sozinho pode alcançar o êxito. Portanto, devemos agir juntos como um povo unido pela reconciliação nacional, pela construção da nação e pelo nascimento de um novo mundo. […]”

Grande parte do povo sul-africano era desesperadamente pobre e marginalizado por décadas de discriminação. Felizmente, o país encontrou em Mandela um líder de visão verdadeiramente inspiradora. Em pronunciamentos, como este de seu discurso de posse, ele difundiu a mensagem de que esta era uma nova época para todos os sul-africanos, não uma revolução feita por alguns à custa de outros. A fala de Nelson Mandela foi determinante na luta pelos direitos iguais entre negros e brancos na África do Sul e no mundo. Ainda hoje, na “Nação Arco-Íris”, apesar de seus problemas sociais profundamente enraizados, a liberdade continua reinando.

05 Barack Obama

Discurso: Discurso da Vitória (2008)

“Se existe alguém por aí que ainda duvida que a América é um lugar onde todas as coisas são possíveis; que ainda indaga se o sonho de nossos fundadores continua vivo até hoje; que ainda questiona o poder da nossa democracia, esta noite é a resposta. […]”

Para muitos que estavam presentes no dia da posse, Obama, com sua mensagem de esperança e mudança, mais pareceu um salvador do que um político. Em uma pesquisa feita imediatamente após o discurso da vitória, a maioria dos americanos citou Obama como seu “herói pessoal”, à frente inclusive de Jesus, Abraham Lincoln e Madre Teresa de Calcutá, pois era moderno, vigoroso e internacional. Obama foi muito criticado durante seu mandato com relação as guerras no Oriente Médio e a economia, porém, mostrou que tinha novas ideias, e, quando necessário, sabia muito bem como transmiti-las.

Agora que você já sabe quais foram os 05 grandes oradores que mudaram a história, que tal começar a colocar a mão na massa para fazer a diferença em suas apresentações? Ah, e não deixe de conferir o post sobre as técnicas dos grandes oradores da história.

Se precisar de ajuda ou alguma dica para construir uma apresentação, clique aqui e entre em contato com a gente. Nossas especialistas estão aguardando por você! 

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *