Menus de configuração no Painel de Administração

Grandes oradores da humanidade

Nós já falamos, em outra postagem, sobre como pessoas com a habilidade de se comunicar bem podem mudar o rumo de uma história. De Alexandre III da Macedônia (o Grande!) a Barack Hussein Obama II, passando por Nelson Rolihlahla Mandela, Steven Paul Jobs, Martin Luther King Jr, Padre Antonio Vieira, Theodore Roosevelt Jr, Adolf Hitler, Mahatma Gandhi, entre muitos outros (ufa!), temos aqui bons exemplos de grandes oradores da humanidade.

E se você está procurando se aprimorar na arte da oratória, é muito importante inserir este texto em seu checklist de estudos, pois é fato que, para ser grande enquanto orador, não há outro caminho para você seguir a não ser o de estudar e praticar. E, depois, praticar mais e continuar estudando.

 

O segredo dos grandes oradores da humanidade

 

A oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida, assim como escrever ou mesmo dançar. E não tem como você se aprimorar em uma área se não pela persistência nos estudos e nas práticas sistemáticas. Do contrário, não vai dar certo!

Agora, se você está focado e determinado mesmo a ter total domínio sobre as técnicas de oratória para encantar o seu público, assim como fizeram os grandes oradores da humanidade que mencionamos ali em cima, a gente já tem meio caminho andado por aqui!

 

Agora, aí vai o segredo:

 

A habilidade de falar em público implica ter eloquência. Ou seja, quando você estiver lá na frente do público, precisará, com fluidez, conquistar o respeito e a admiração do público e persuadi-lo com seus argumentos.

Não é somente com uma sequência lógica de palavras, sintática e semanticamente falando, que isso acontece. As técnicas de oratória vão muito além de um bom texto, o que, aliás, também é fundamental!

Mas estamos falando de algo que envolve também a inteligência emocional. E sobre isso nós também já conversamos por aqui, certo?

Então, mostraremos a você como foi que fizeram os grandes oradores da humanidade para que os seus discursos tocassem e convencessem o seu público. Veremos um conjunto de técnicas relativamente simples para auxiliar você em seus treinamentos, ok?

As técnicas dos grandes oradores da humanidade

 

O ritmo

 

Por falar em dança, você sabia que a nossa fala também tem ritmo? Quando estamos conversando informalmente, o ritmo com que falamos pode denotar, por exemplo, tanto o nosso estado de humor (feliz, triste, nervoso ou tranquilo) quanto de onde a gente é.

Portanto, veja que o ritmo está relacionado à inteligência emocional, já que, através dele, o seu público vai perceber quais são os seus sentimentos enquanto você estiver lá, falando.

Assim, quando você estiver com o texto pronto, ensaiando em frente ao espelho ou se gravando nesse processo (e essas são ótimas dicas!), observe o seu ritmo. Isso é muito importante porque envolve diretamente a clareza daquilo que está sendo falado. E adotando um ritmo assertivo, você conseguirá se ouvir, articulando seus próprios pensamentos com tempo para encontrar, por exemplo, uma palavra certa na hora de um branco, se houver.

Assim, se o seu ritmo for rápido demais, isso poderá prejudicar o entendimento do público, além de passar a sensação de que você está ansioso, inseguro ou que não tem domínio nem propriedade sobre o tema de que está tratando. E esse não é, com certeza, o seu objetivo.

Agora, se você for lento demais, esse ritmo deixará a sua apresentação tão monótona que, de repente, você poderá se deparar com alguém cochilando à sua frente.

 

Então: controle o seu ritmo!

 

Use muito bem as pausas. Um dos nossos grandes oradores da humanidade, Mandela, fazia isso com maestria, intercalando frases curtas com outras mais elaboradas.

Respirar, ganhar um fôlego e deixar a plateia fazer o mesmo é uma ótima tática. Entenda que o público está ali sentado, aparentemente inerte, mas (se você estiver indo bem) as pessoas estarão estabelecendo suas próprias conexões a partir daquilo que você está falando. Então, três breves segundos para isso são suficientes.

A administração do seu ritmo poderá envolver, por exemplo, um momento em que a pausa preceda uma informação em tom de suspense para dar destaque a algo que é realmente importante no seu discurso. Que tal?

 

A ênfase

 

Outra técnica importante e muito utilizada pelos grandes oradores da humanidade, é o recurso da ênfase. Você pode demonstrar o valor que dá a algo enfatizando isso, colocando-se para o seu público de modo que ele perceba claramente a sua opinião, por exemplo.

Se você marcar a mudança para um tom de voz mais intenso no tempo certo, você vai passar a ideia de que aquele trecho é de fato muito relevante, deixando essa marca na mente de quem o estiver ouvindo.

Foi por saber usar com excelência esse recurso que Obama ficou conhecido pelos seus discursos. Além de enfatizar suas histórias pessoais, ele procura sempre dar ênfase a palavras-chave conectando o seu discurso às pessoas que o ouvem.

Os grandes oradores da humanidade

são considerados altamente persuasivos também por fazerem uso das emoções, não apenas para conquistar e manter a atenção da plateia, mas também para receber dela aquela resposta positiva tão esperada e ajudar a manter a sua mensagem viva na mente delas!

 

Os grandes oradores da humanidade

iniciam seus discursos normalmente fazendo um gancho com algo que capte de imediato a atenção do público, e isso pode ser feito através da ênfase dada em uma declaração totalmente pessoal, ou com uma imagem, uma ilustração, ou com aquela frase de impacto. Essas são algumas ferramentas que captam imediatamente a atenção do público. Faça bom uso delas!

A ênfase tem a ver com energia! Com vitalidade! Com entusiasmo! E essa expressividade toda, para funcionar, dependerá de você colocar destacar a palavra ou a frase certa. Mas cuide também da sua entonação e da pronúncia nesses (e em todos!) os momentos.

Estender uma vogal, por exemplo, é um tipo de ênfase. Reduzir o ritmo é outro. Aumentar o volume da voz também pode ser uma alternativa.

Agora, nada disso funcionará se você não souber previamente onde deverá aplicar essa técnica. E, para saber isso, só mesmo treinando.

 

O treino

Conforme falamos no início da nossa conversa, estudar e praticar é a chaves para o sucesso dos grandes oradores da humanidade.

Isso porque sua confiança e segurança no palco (ou seja lá onde for a sua apresentação) estarão garantidas se o seu texto estiver aí, dentro da sua memória!

Jobs, um dos grandes oradores da humanidade, é um ótimo exemplo aqui. Ele se dedicava por horas para o planejamento e ensaio das suas apresentações. E era nesses momentos que ele lapidava o seu discurso e a sua performance, além de se envolver com toda a produção da apresentação que seria feita, desde a seleção das imagens, passando pela sequência delas até a iluminação adotada no palco.

Com os treinos, Jobs chegava à naturalidade ao mesmo tempo em que era incisivo e emocional nas colocações. E isso tudo passava uma confiança sem igual!

 

A confiança

A sua habilidade para falar em público está diretamente relacionada à confiança que você sente ao fazer isso. E essa meta você vai alcançar a partir do momento em que colocar em prática principalmente o item anterior: muito treino e preparação!

Lembra da dica sobre ensaiar em frente ao espelho ou gravar você falando? Exercite! Essa é sem dúvida uma excelente ferramenta de autoavaliação. Mas você também pode pedir para familiares e amigos atuarem como a sua plateia para que você possa sentir na pele aquela pressão de estar diante do público, antes mesmo de isso acontecer.

Antes de entrar em cena, e para manter a serenidade e o equilíbrio que denotam a confiança dos grandes oradores da humanidade, releia o nosso post sobre O que fazer 30 minutos antes de falar em público.

E, lembre-se: demonstrar confiança é um passo certeiro na arte da persuasão! Se você não tem certeza do que está falando, como poderá esperar que o público confie, acredite e abrace a sua ideia?

Nesse sentido, dê atenção especial à sua expressão corporal. É que o nosso corpo fala! E isso é sério. A sua linguagem corporal é uma ferramenta que pode tanto passar toda a credibilidade do mundo como pode pôr fim ao que ainda nem começou…

E cabe aquela boa revisada na sua aparência, nas roupas, no cabelo, na barba ou maquiagem, no calçado, nos acessórios, enfim… Adeque tudo e sele com um grande sorriso, pois cada detalhe fará a diferença, tanto para você quanto para os seus ouvintes. Acredite!

Resumindo: os grandes oradores da humanidade são grandes apaixonados pelas ideias as quais defendem! Cada tema é sempre o melhor tema! Cada público será a melhor plateia! E o objetivo de um grande orador é justamente fazer com que esse sentimento seja uma recíproca verdadeira.

E se você chegou até aqui é porque está em busca de uma plateia que se apaixone por você. Então, mãos à obra! Aproveite este momento e pesquise pelos discursos dos grandes oradores que a gente citou aqui. Conheça cada um desses notáveis e seus pronunciamentos memoráveis: você vai ter muito conteúdo para se inspirar!

 

Preparado para se tornar um grande orador?

Além de seguir todas essas dicas, entre em contato com a nossa equipe para fazer uma consultoria, presencial ou on-line, com foco exclusivo no seu objetivo. Estamos esperando por você!

 

Veja Também:

grandes oradores da humanidade

1 de novembro de 2017

0 responses on "Grandes oradores da humanidade"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − um =

X